segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estampando acessórios Tun





Pesquisa é a alma do negócio mesmo. Pensando em que tipo de estampa me chamaria mais atenção neste fim de tarde me deparo com o projeto Tun. Tun é um parceria entre os artistas plásticos Lia Menna Barreto(me lembra a Bienal do Mercosul, em POA) e Mauro Fuke. A Menna usava em seus trabalhos aqueles animais de borracha, do tipo que se compra pra assustar alguém, como aranhas, cobras e a exposição se chamava Fábrica, acho.
Foi numa passada pelo descolex descobri a parceria da Menna e do Fuke e seu projeto http://designtun.blogspot.com/. A marca se propõe a desenvolver acessórios contemporâneos, trabalhar com peças divertidas e confeccionadas em borracha industrial, látex e borracha reciclada. A palavra Tun, em alemão é fazer e, o público pode ajudar a dupla no seu fazer sugerindo idéias aos mesmos através do blog ou da página do projeto no facebook.
Eu, que já era fã do trabalho plástico da Lia Menna, agora me jogo aos seus pés pela brilhante e original idéia de estampar a borracha, vazando-a e conseguindo imagens entre o bi e o tridimensional.

As peças servem para meninas e meninos, se ambos tiverem este espírito, claro...
As estampas 3D vão desde simples crianças brincando, passando por símbolos tecnológicos, por clichês visuais e estacionando onde sua imaginação deixar (já que é possível ter uma imagem sugerida por você).
A Lia, em seus trabalhos plásticos já brincava com o uso dos acessórios e da borracha, confere o blog dela e dá um conferes nos colares de bicho e nas obras de fábrica. Vale a pena conferir as estampas criadas pela artista.
Quanto à jóias, seus olhos estampados e vidrados pelas criações da dupla dispensam qualquer comentário à mais, gruda no blog e sugere algo bem legal para eles, caso aceitem você ganha um de presente.
Vou correr e ESTAMPAR uma idéia pra eles!

4 comentários:

  1. Que ótimo encontrar sua postagem! Vc foi fundo na sua pesquisa, até o colar de aranha veio à tona! :)))))

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que honra receber o comentário de vcs! Que bom que gostaram da postagem e da pesquisa. Se for a Lia a responder: adoro seus trabalhos plásticos! O Projeto Tun me surpreendeu mesmo, achei muito original a idéia da construção em material maleável. A interação que vcs criam com o público, de poderem ajudar a construir peças, tbm é muito válido na era em que vivemos! Fiquei lisonjeada. Parabéns à dupla!

    ResponderExcluir
  3. Que LINDOOOOOOOOOOOOOOO o de bailarinaaaa!

    ResponderExcluir