segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estampando Mães pela Igualdade




Em agosto recebi um convite do Wanderson Mosco para ajudar a pensar em apoios para fotos do projeto Mães pela Igualdade.
O projeto Mães pela Igualdade é uma parceria entre uma ONG Internacional, a AllOut e conta com o apoio de algumas ONGs locais brasileiras (aqui em Curitiba representada pelo Transgrupo Marcela Prado), decidiram criar o projeto Mães pela Igualdade com mães que amem seus filhos LGBTs independente de sua orientação sexual. As fotos das mães foram tiradas pelo fotógrafo Rodrigo Wypych.

A ideia era criar molduras para os retratos das mães. Eu e Wander conversamos sobre as variadas possibilidades para a exposição, os custos/benefícios. Ao final, chegamos numa possibilidade bem legal, criar molduras com estampas ligadas às mães de alguma forma. Quando penso em mãe ainda penso em comida, cozinha, bordados, tecidos bonitos, enfim, em muitas cores, texturas e materiais que podiam ser transformados em tela.
Os materiais escolhidos para estampar o fundo das fotos foram: oleados (aquelas toalhas de mesa que parecem de plástico), chita, talagarças e tricoline (tecido que serve para fazer pijaminhas ou outras delicadezas da casa).

Sim, pode parecer óbvio ligar a imagem das mães à estes materiais tão batidos. A questão é que o óbvio sempre pode surpreender na combinação.E assim foi...
As fotos em p/b contrastaram muito bem com o colorido das telas. Fotos grandes e quase monocromáticas e, telas com um filete de muita cor.
O resultado foram estampas muito bonitas.


Confiram as ESTAMPAS das Mães Solidárias de 21 à 25 de novembro na Assembléia Legislativa do Paraná. Elas também estarão na Biblioteca Pública a partir de 06 de dezembro.
O trabalho foi árduo, tomou um feriado inteiro e mais uma semana. Ele só foi realizado graças aos meus sogros (Gilmar Duda e Maira Duda) e ao namorado Diego Duda.

Para saber mais cola no .

Um pouco mais de informação:
Mães de Igualdade: Uma nova campanha que está reunindo um grupo de fortes, orgulhosas mães brasileiras, que amam seus filhos e filhas LGBT e lutam pelos seus direitos.

Quando a mídia cobre as centenas de mortes de brasileiros LGBT em ataques homofóbicos e transfóbicos, quantas vezes a gente ouve sobre a tristeza de seus pais? E para cada político nacional como Jair Bolsonaro, que disse “preferir ter um filho morto do que um filho gay,” por que a gente não está ouvindo mais as vozes dos pais que amam seus filhos gays e suas filhas lésbicas?

Nós precisamos lembrar aos políticos brasileiros que, seja ele gay ou heterossexual, o amor de uma mãe para seu filho é o valor familiar mais importante que existe. Se ganharemos igualdade total durante nossas vidas – ou aprovarmos uma lei que torne um crime discriminar os brasileiros LGBT por causa de quem eles amam – não podemos deixar os extremistas religiosos monopolizarem a linguagem dos “valores familiares.". Quem melhor para ter direito a esta linguagem do que as mães?

Enquanto o Congresso entra na fase final de debates sobre uma Lei Anti-Homofobia, a All Out está trabalhando em um ambicioso projeto que está reúnindo e apoiando um grupo de “Mães da Igualdade” no Brasil, que irão dar suas vozes para ter certeza de que os opositores da igualdade LGBT não tenham a última palavra. Impressionantemente depois de uma chamada inicial, dezenas de mães de todo canto do país responderam. Temos também garantido a parceria de um fotógrafo famoso que vai trabalhar conosco para criar belas imagens destas mães poderosas, e agora a campanha estará iniciando com eventos públicos, vídeo, arte e mídia, e com um evento importante em Brasília para o Congresso e a mídia.

Valores familiares são sobre proteção às crianças LGBT – não importando quem elas são ou quem elas amem – de violência e assassinatos. E não há ninguém com mais poder para passar esta mensagen do que a mãe de uma pessoa LGBT. Você é mãe de uma lésbica, um gay, bissexual ou transgênero que esteja disposta a soltar a voz e contar ao Congresso e à mídia que os verdadeiros valores familiares são sobre proteger todas as famílias? Sua mãe é uma dessas pessoas? Ou a mãe de um grande amigo?

Por favor, ajude a gente a encontrar mais “Mães da Igualdade” corajosas e desinibidas, que amem seus filhos e filhas LGBT e que estejam interessadas em participar de uma poderosa campanha de mídia para a igualdade LGBT como um valor familiar básico.

ESTAMPE-SE com mais conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário